sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Castelo


Encravado em meio às montanhas, com um clima típico serrano, Castelo oferece um roteiro surpreendente de atrações ecológicas, tradições italianas, turismo religioso, além de possuir um sítio arqueológico de grande importância, tudo isso distante, somente, 146 km de Vitória.

Turismo - Castelo




Turismo Religioso
A festa de Corpus Christi projetou nacionalmente o município de Castelo, através da confecção artesanal de seus tapetes, um evento que já atravessa a quarta década e a cada ano leva cerca de 50 mil turistas ao município
Os tapetes são confeccionados com os mais diversos itens, como pó de café, sementes, flores, material reciclado, e o que mais for possível dentro da criatividade dos 2.500 voluntários, moradores da cidade, que, sob a coordenação da Igreja Católica, criam até 1,5 km de tapetes.


Turismo de Aventura


Cercada de montanhas e cachoeiras, Castelo, que já sediou competições de níveis nacional e internacional de vôo livre, é considerada uma das potenciais na modalidade.
Tudo porque possui um relevo muito acidentado, formado por cordilheiras e vales, que proporciona excelentes condições de vôo, onde a natureza é exuberante.O principal destaque da cidade no vôo livre é a rampa de Ubá, localizada a 27 km da sede do município, que já sediou campeonatos nacionais, pan-americanos e internacionais de Parapente.
Além do vôo livre, a existência de diversas cachoeiras, grutas e parques de conservação, são um atrativo a mais para a prática do turismo de aventura.
Alguns atrativos naturais de Castelo: Cachoeira do Pedregulho, Cachoeira da Abundância, Parque Estadual do Forno Grande, Gruta do Limoeiro.


Conceição do Castelo


O município de Conceição do Castelo é rico em potencial hídrico, onde se destacam inúmeras cachoeiras de águas cristalinas. A vegetação é exuberante, estando preservados 7% da Mata Atlântica do Espírito Santo. Tem o relevo mais acidentado do Estado, com altitude de 640m na sede e o ponto culminante com 1.502m. O clima predominante em todas as estações é o clima de montanha, entre os melhores do mundo. Não há poluição.


Agroturismo
Face ao número expressivo de propriedades rurais o Agroturismo se faz muito presente no município.
Derivados do leite, pães, conservas, doces e geléias são alguns dos produtos produzidos na região.


Turismo de Aventura
O turismo de aventura também é predominante, como vôo livre, prática de caminhadas em trilhas como do Jequitibá e a Imperial. O mountain bike na área de preservação ambiental e a canoagem em suas belas corredeiras.

Domingos Martins

Domingos Martins é o berço da colonização alemã no Espírito Santo.
Esta localizado na região Centro Serrana, possui uma população de 32.500 habitantes. Teve sua emancipação em 20/10/1893, possui uma Área Territorial de 1.225 Km² (IBGE – 2007), seu clima é tropical de altitude com máxima 28º e mínima 8º.
Sua economia vem da agricultura (café, banana, hortifrutigranjeiros, etc), turismo e serviços. Esta a mais ou menos 42 Km da Capital do Estado – Vitória. Domingos Martins recentemente recebeu o título de Cidade Mais Romântica do Brasil, sendo um local muito procurado por casais para uma inesquecível lua-de-mel ou um final de semana romântico.

Turismo - Domingos Martins


Turismo Rural e Agroturismo
As propriedades rurais, com suas comidas típicas, paisagens e peculiar modo de vida, fazem estes seguimentos turísticos crescerem cada vez mais no município.

Turismo de Aventura
Muitas fazendas possuem alojamentos e assim podem proporcionar ao turista a participação em atividades rurais, passeios por trilhas na Mata Atlântica, banhos nas cachoeiras e muita emoção nas corredeiras do Rio Jucu, na pratica do Rafting e Rapel.

Marechal Floriano


O Município de Marechal Floriano situa-se na Região das Montanhas Capixabas, ficando a apenas 45 km da capital, Vitória.
A cidade é uma referência pelo seu clima, considerado o 3º melhor do mundo, e pela grande variedade de orquídeas, que faz com que seja conhecida também por “Cidade das Orquídeas”, contendo uma enorme variedades de espécies.

Turismo - Marechal Floriano


Agroturismo
Marechal Floriano é conhecida como a Cidade das Orquídeas, preservando uma fascinante variedade de tamanhos e cores.
O Agroturismo é um dos roteiros mais visitados na região, com propriedades que possuem uma infra-estrutura para receber turistas dispostos a conhecer as flores, plantas, aves e animais exóticos como o pavão, faisão, arara, jacaré, ihama, avestruz, entre outros. São locais agradáveis com lagos, rios e pequenas cachoeiras.

Santa Leopoldina


A 46 km de Vitória, Santa Leopoldina, já foi um dos municípios mais importantes do Estado, quando o rio Santa Maria da Vitória era sua principal ligação com a capital. As cachoeiras, as festas típicas, os casarões do centro e o museu do colono são as principais atrações da cidade. Destaque também para a comunidade do Tirol, formada por descendentes de austríacos que preservam o dialeto, a culinária e a economia, baseada na lavoura.

Turismo - Santa Leopoldina

Turismo Cultural
Sítio Histórico: construções do final do século XIX e início do século XX em estilo colonial luso-brasileiro, com detalhes da arquitetura anglo-saxônica.
Monumento ao Imigrante: construído em 1950 em comemoração ao centenário da colonização alemã no Estado, localiza-se numa das montanhas que circundam a cidade.
Igreja Matriz Sagrada Família: retrata os tempos de glória da cidade. Oferece vista panorâmica de Santa Leopoldina.
Igreja do Tirol: construção do final do século XIX, situada a 35 km da sede.
Museu do Colono: acervo com 600 peças, destacando-se mobiliários Art Noveau, faianças de várias parte do mundo, opalinas, fotografias, instrumentos musicais e relógios antigos. Localizado na sede do município.

Turismo de Aventura
Santa Leopoldina é um verdadeiro paraíso ecológico com exuberância de várias cachoeiras, fauna e flora e diversidade étnica que conferem à região uma grande potencialidade de turismo, cultura, lazer e prática de esportes radicais. Além da cultura diversificada, a cidade destaca-se, principalmente, pela grande quantidade de cachoeiras belíssimas, que atraem milhares de turistas todos os anos.



Santa Maria de Jetibá


Santa Maria de Jetibá foi colonizada, principalmente, por imigrantes vindos da Pomerânia, território da antiga Prússia, hoje pertencente à Polônia. A altitude varia de 400 a 1.300 metros. As quinze cachoeiras do município são uma das grandes atrações da região.

Santa Maria de Jetibá - Turismo

Turismo de Aventura e Turismo Rural
O principal marco natural é a Pedra do Garrafão, na Serra Geral, ponto culminante da região com 1.460 metros, circundado por Mata Atlântica. Deve-se passar também pela Hidrelétrica do Rio Bonito, barragem inaugurada em 1962 que forma um lago com 22 km de extensão. Durante a época chuvosa, no verão, forma uma cachoeira. Aliás, a cidade tem mais cachoeiras: Cachoeira do Lanka, da Pousada das Águas e a do Pastor (esta é a maior, com 30 metros de queda).
Passeios alternativos podem ser feitos ao Pesque-Pague Cavalo Baio e à preservada Ilha Berger, localizada no meio do Rio Santa Maria. Lá há uma boa infra-estrutura para o turista, com serviço de bar e área de camping.
Em Santa Maria de Jetibá ainda encontra-se o Projeto Cama e Café, onde as famílias podem conhecer e conviver mais com a cultura local.

Turismo Cultural
O berço da cultura pomerana no ES é um prato cheio para o turismo cultural. Visitar o Coreto, o Museu da Imigração Pomerana, as construções do centro, além de conversar com os moradores, já que a língua pomerana, falada por muitos habitantes, é uma preciosidade cultural, junto com os costumes e a gastronomia local.


Turismo - Santa Teresa




Turismo Cultural
Há muito que se fazer em Santa Teresa. Abaixo relacionamos alguns dos pontos a serem visitados:
Casa de Virgílio Lambert: é uma bela construção de estuque. Seus construtores foram os irmãos e imigrantes italianos Antônio e Virgílio Lambert. Mantida originalmente como foi construída, é preservada pos seus descendentes e foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado. (Foto 20)
Praça Augusto Ruschi: situada na região central de Santa Teresa, esta praça pode ser melhor denominada como um jardim. Construída em 1936, seu desenho segue a tradição dos jardins europeus.
Igreja Matriz: edificada no local onde os colonos faziam suas orações. Os sinos desta igreja foram doados por Dom Pedro II. No pátio ao lado da Igreja está o monumento ao 1º Cinqüentenário da fundação do município, com uma placa contendo os nomes dos pioneiros.
Casa Augusto Ruschi: dedicada à difusão da vida, obra e ideais de Augusto Ruschi. Ali é feita a edição de seus livros, reprodução de ilustrações, assessoria científica, educação ambiental e administração de direitos autorais.

Agroturismo
São diversas propriedades, espalhadas por todo o município, onde encontramos doces, biscoitos, queijos, vinhos, entre outros produtos.

Turismo de Aventura
Localizado a 8 km da sede, o Vale Caravaggio é onde se encontra uma rampa de parapente e asa delta, um condomínio fechado e um mirante para apreciação de paisagens sem similar.
A região possui potencial para outros esportes de aventura com suas cachoeiras, parques naturais, vales e Mata Atlântica preservada.

Santa Teresa


Santa Teresa é uma cidade de belas paisagens, onde o contato com a natureza e o verde é a principal atração. O local atrai também pelas manifestações culturais dos primeiros colonizadores do lugar, os italianos, que procuram conservar suas tradições.
Santa Teresa é considerada o berço da imigração italiana no Brasil, por ser a primeira cidade fundada por imigrantes italianos.

Turismo - Vargem Alta


Agroturismo
O Município é essencialmente agrícola, tendo na cafeicultura o carro chefe da produção, a horticultura também é crescente na região.
As propriedades locais oferecem geléias, biscoitos, doces, vinhos, licores, entre outros produtos fabricados na região.

Turismo de Aventura
A cidade possui grande vocação para o turismo de aventura, com suas cachoeiras, vales e grutas, seguem alguns locais para a prática do turismo de aventura: (Foto 22)
Mirante Alto Formoso: fornece ampla visão das regiões mais baixas e litorâneas, com vista da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e do Pico do Itabira. É um local para contemplação, também utilizado como rampa de vôo livre. Fica localizado às margens da rodovia ES-164.
Gruta de Córrego Alto
Cachoeira de Pombal
Cachoeira do Aurélio
Cachoeira do Caiado
Cachoeira do Meroto

Vargem Alta


Terra quente ou terra fria, são diversos os caminhos rurais em Vargem Alta. Suas estradas levam as localidades onde se cultivam os hábitos de antigamente, em comunidades agrícolas tradicionais que preservam as características dos povos imigrantes. Essa aptidão natural para o agroturismo é potencializada pela natureza exuberante dessa porção da Serra do Mar capixaba. Não faltam rios e cachoeiras ao longo do trajeto, e uma rica cobertura de mata atlântica dá um toque ecológico especial a este local cheio de surpresas.